sábado, 18 de junho de 2011

Tarefa - Diabetes mellitus tipo 2

CASO CLÍNICO

Paciente GRM,  de 55 anos, portadora de DM tipo 2 há 8 anos. Obesa e hipertensa em uso de enalapril 20mg BID. Fazia controle do diabetes no posto de saúde de Manhumirim e procurou nosso ambulatório pois o controle do diabetes não estava sendo alcançado. Não relatava muitos episódios de hipoglicemia, apenas quando ficava muito tempo em jejum. Não sabia informar a última vez que havia realizado exame oftalmológico.
  Em uso de Glibenclamida 5mg.
  Glicemia de jejum mostrou resultado de 190mg/dL e glicohemoglobina de 8,5%
  Relatava fazer caminhada por 30 minutos 2 vezes na semana e dizia que seguia a dieta, mas as vezes comia o que não podia.
  PA: 125x80 mmHg    IMC= 27
  Paciente em bom estado geral ao exame, sem alterações.


  No caso de GRM, provavelmente seu tratamento não estava sendo bem sucedido porque a droga de escolha não seria um secretagogo de insulina. Em uma paciente com diagnóstico de diabetes há tantos anos, provavelmente ela já estaria em uma fase de insufuciência pancreática cuja secreção de insulina já estaria bem prejudicada. Normalmente a glibenclamida só é bem indicada nas fases iniciais da doença, perdendo seu efeito nos pacientes com diagnóstico antigo. Nesse caso a metformina seria mais bem indicada já que melhoraria a utilização periférica de glicose agindo sobre a resistência a insulina, principal motivo da hiperglicemia da paciente. Provavelmente com a metformina alcançaríamos a meta de  glicemia de jejum entre 90 e 120mg/dL e glicohemoglobina de menos que 7%
  A metformina, além dos efeitos citados acima seria indicado pois produz uma ligeira perda de peso, e a paciente em questão era obesa.
  Fora os hipoglicemiantes orais, o enalapril é o antihipertensivo mais indicado, já que reduz os efeitos de remodelamento cardíaco e reduz a taxa de lesão renal provocados pelo diabetes.
  A glibenclamida que a paciente utilizava poderia estar levando a paciente a ter aumento de peso além de episódios de hipoglicemia. A paciente relatou alguns episódios hipoglicêmicos,  que podem ter sido causados pelo uso do medicamento.
  A glibenclamida usada juntamente com o enalapril pode levar a redução da resistência a insulina, devendo a dose do hipoglicemiante ser reduzida a fim de evitar hipoglicemia.
  Nesse caso, no entanto o mais correto a se fazer seria substituir a glibenclamida pela metformina e pedir exames para rastrear possíveis complicações resultantes do controle inadequado da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário