sexta-feira, 22 de abril de 2011

Terapêutica I: Forum de Hipertensão I

Considerando a hipertensão grau I do Sr. Adauto e seu alto risco cardiovascular, acredito que a melhor escolha seria iniciar a terapêutica medicamentosa imediatamente, inclusive com uma combinação de 2 drogas. Entretanto, há algumas considerações em relação ao paciente. Primeiramente, o Sr Adauto é um paciente com histórico de baixa adesão ao tratamento. Além disso, só compareceu ao médico por insistência da esposa. Logo, acredito que é essencial (mais importante ainda do que iniciar a terapêutica medicamentosa de imediato) estabelecer uma boa relação médico-paciente. Isso poderia ser feito de algumas maneiras, como conscientizar o paciente acerca da evolução silenciosa e assintomática da doença, suas possíveis complicações, consequências caso o tratamento não fosse seguido corretamente, importância do acompanhamento médico e o impacto que mudanças no estilo de vida teriam na sua sobrevida. Pode-se também tentar instituir uma terapêutica não medicamentosa no início para que o paciente se sinta responsável por sua doença, ou seja, para que ele sinta que está incluso no seu tratamento. Caso essa fosse a opção, acredito que um retorno em não mais que um mês seria necessário para avaliar o efeito dessas mudanças de estilo de vida, e então instituir a terapêutica medicamentosa em um paciente já mais consciente acerca da sua condição. No geral, acredito que a decisão sobre iniciar imediatamente medicamentos ou não deve ser feito de acordo com o "feeling" sobre o paciente no final da consulta: eu acho que ele vai voltar no retorno marcado? eu acho que ele está ciente acerca da sua condição de saúde e alerta quanto às suas possíveis consequências? acho que ele iniciará a terapêutica medicamentos logo na segunda consulta? ou acho que talvez devesse aprofundar um pouco mais a relação médico-paciente para que a terapêutica seja mais bem sucedida (nesse caso, por tempo de no máximo um ou dois meses, já que o paciente possui alto risco cardiovascular)? Acho que são questões importantes para levar em consideração.
Independente da escolha feita, os níveis pressóricos a serem atingidos são 130x80mmHg. Quanto à associação medicamentosa, acredito que uma boa escolha seria a associação entre um BRA (como a Losartana) e um BCC di-hidropiridínico (ex: Anlodipino, que tem menos efeitos colaterais). Esta associação diminui significativamente o risco cardiovascular, além de não afetarem o metabolismo lipídico e glicídico. No caso do BRA, também têm um efeito nefroprotetor considerável.
É importante estar atento ao fato de que o Sr. Adauto está em uso de diclofenaco, um anti-inflamatório não esteroidal que diminui o efeito hipotensor dos iECA e diminui o efeito diurético dos tiazídicos. Logo, caso tivéssemos optado por iECA ou tiazídico, deveríamos nos lembrar que provavelmente esta interação poderia estar causando refratariedade no tratamento do paciente.

domingo, 17 de abril de 2011

Erro no sistema

Só para constar... estou há cerca de 5 horas tentando entrar no minha ufmg para tentar fazer minha última tarefa (o wiki de HAS), mas o servidor está fora do ar de novo. Sei que deixei pra última hora (e por isso vou tentar fazer as tarefas mais cedo da próxima vez), mas se eu não conseguir entrar no MinhaUFMG em uma hora vou acabar perdendo o prazo e ficando sem fazer o wiki.... :-(