domingo, 27 de março de 2011

O que eu espero da Terapêutica

O nome do blog já diz tudo: TERAPEUTICAR. É isso o que eu espero. Quero aprender, discutir, conhecer e aprimorar a arte de terapeuticar!


Acredito que TERAPEUTICAR é muito mais do que uma simples recomendação ou prescrição. Acredito que terapeuticar envolve conhecer a farmacologia, a fisiopatologia, a evolução natural de uma doença (e de todas as possíveis comorbidades!), os estudos que preferem um determinado medicamento ou outro e por quê. Ou seja, TERAPEUTICAR é um mundo de novas descobertas. Cada paciente é diferente um do outro. Cada um tem um organismo, uma fisiologia, uma história pregressa e social diferente. Tudo isso tem que ser levado em conta, e logo a terapêutica de um paciente pode ser completamente diferente da de outro.


Eu quero olhar para o meu paciente e saber do que ele precisa, saber qual o medicamento que poderei lhe dar, qual a dose, e o que esperar de seus efeitos. Quero aprender a avaliar o efeito de uma terapêutica na vida (ou qualidade de vida) e no prognóstico de um paciente que recorre a mim para ajudá-lo. Quero aprender a TERAPEUTICAR meu paciente como um ser único que ele é, dentro do seu próprio contexo de vida e diferente de todos os outros pacientes que eu também tenha que terapeuticar. Quero ter segurança das minhas ações e ter a segurança de que não estarei fazendo nenhuma bobagem!


Quero preencher "vazios" que possam ter ficado para trás ao longo do curso - Qual a classe deste fármaco? Qual é o seu mecanismo de ação? O que posso esperar de efeitos colaterais? Existe alguma outra alternativa de fármaco, de terapêutica?


Enfim, o que eu espero da Terapêutica é, acima de tudo, aprender a TERAPEUTICAR!

Um comentário:

Anelise Impellizzeri disse...

Ei Rafaela, adorei o terapeuticar! Gostaria de acrescentar: É a arte da relação com o paciente, da ESCUTA e do saber!
Mãos a obra!
Abs
Anelise

Postar um comentário